sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Crítica: Gravidade

Aquela sensação de estar presenciando algo revolucionário e histórico, que ficará para sempre na memória de todo cinéfilo e da cultura cinematográfica mundial. Essa sensação eu senti vendo “Gravidade”, e com menos de 20 minutos de filme, em um plano sequência inicial absurdo de tão perfeito, o diretor Alfonso Cuarón (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) mostra parte do que se transformaria em um dos melhores filmes de Ficção Científica já feitos.

“Gravidade” conta a história de dois astronautas que estão em missão no espaço, a 600 km de altura, para instalarem novos equipamentos no telescópio Hubble, quando são atingidos por pedaços de satélites “desgovernados”. Os astronautas, um veterano em sua última missão, Matt Kowalsky (George Clooney) e a novata Ryan Stone (Sandra Bullock) são levados ao limite de suas capacidades físicas, intelectuais e psicológicas.

Esse Drama/Suspense/ Ficção está recheado de metáforas e imagens de rara beleza. Tecnicamente ele é perfeito. Uma edição perfeita (quase imperceptíveis em alguns momentos os cortes de imagens), uma trilha sonora e edição de som que são tão importantes quanto os ótimos efeitos visuais e uma direção de arte magistral.  O diretor Cuarón teve que praticamente inventar uma nova tecnologia para conseguir realizar esse trabalho. A sequência inicial (praticamente 20 minutos de filme) não tem nenhum corte!!! É assombroso ver que o filme começa com um plano aberto (que nos mostra toda a grandiosidade do universo e com o planeta Terra ao fundo) e vai se aproximando da estação espacial, até finalizar, sem cortes, com a câmera em primeira pessoa, dentro do capacete da astronauta Stone. Esta foi uma das cenas mais belas, tensas, emocionantes e bem feitas que vi no cinema em toda minha vida.

Prevejo várias indicações ao Oscar 2014 para esse filme, incluindo Melhor Atriz para Sandra Bullock (impecável), Melhor Direção para Alfonso Cuarón, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhores Efeitos Visuais (Revolucionário!!!), e Melhor Filme.

“Gravidade” não somente é o melhor filme de 2013, até agora, como também é um dos 10 melhores filmes que eu já vi em toda minha vida.


Nota 10

Marcio Alexander Luciano

2 comentários:

  1. TEnho que ir ver esse filme logo rs. Pelo texto, primo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não muito o que falar, realmente o filme foi incrível. As cenas exibidas a partir da visão da astrounauta Stone são incríveis. Vivi com ela o momento que estava sem oxigênio, e outros tantos de desespero e angustia. Fora a cena onde o astronauta Kowalski volta, deixando a gente sem folego, toma sua vodka, e de repente vai embora, foi show. Vamos ficar na torcida pelas indicações, mais que merecidas. Eu sabia, que o mesmo diretor que me encantou na minha infância com "A Princesinha" iria tirar meu fôlego na juventude.

    ResponderExcluir