sábado, 30 de agosto de 2014

Calendário do Futebol Brasileiro e novas formulas para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil


Tá aí minha proposta para um novo Calendário para o Futebol Brasileiro

Calendário do Futebol Brasileiro e novas formulas para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Campeonato Brasileiro

Um Campeonato Brasileiro com 24 times, disputado no 2° semestre, entre Agosto e Dezembro, onde todos se enfrentariam em turno único (23 rodadas), porem, separados em 2 grupos de 12 times.

Exemplo:

Grupo A – Corinthians, Santos, Internacional, Coritiba, Figueirense, Flamengo, Vasco, Atlético MG, Bahia, Sport, Goiás e Ceará.

Grupo B – Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético PR, Criciúma, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Vitória, Náutico, Ponte Preta e América MG.  

Após as 23 rodadas, os 4 primeiros colocados (dentro de seus próprios grupos), se classificam para as quartas de final, onde o 1° do Grupo “A” enfrentaria o 4° do Grupo “B”, o 2° do Grupo “A” enfrentaria o 3° do Grupo “B”, etc...
As quartas, semifinais e a Final sendo disputadas em duas partidas, onde o time de melhor campanha jogaria por dois resultados iguais (sem a regra do gol fora de casa como na atual Copa do Brasil).
Os: nesse caso, a classificação dos grupos “A” e “B” seriam utilizadas somente para apresentar os 4 times classificados de cada grupo e os cruzamentos das quartas de final, não tendo relação nas “vantagens” durante o mata-mata.

Exemplo: o 3° colocado do Grupo “A” teria a vantagem de dois resultados iguais caso sua campanha fosse melhor que a do 2° colocado do Grupo “B”, e assim sucessivamente.  

São considerados rebaixados para a Série B do ano seguinte os 4 times com as piores campanhas da primeira fase, podendo ser rebaixados 4 times de um mesmo grupo, caso apresentem as piores campanhas.

São considerados “Classificados para a Copa Libertadores do ano seguinte” os 4 times semifinalistas, sendo que os dois Finalistas para a fase final da Libertadores e os outros dois times para a pré-libertadores.

Os 4 times eliminados nas quartas de finais classificariam para a Copa Sulamericana.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil deixaria de ser um “mata-mata” em sua parte final e se tornaria numa “Copa com 16 times”, nos moldes de uma Copa do Mundo, e seria disputada no mês de Julho, e em cada ano em uma região diferente do Brasil.

Os times classificados para a Libertadores (5 ou 6 times) do mesmo ano, já estariam classificados entre os 16 times da fase final da Copa do Brasil, então as outras 10 ou 11 vagas seriam disputadas numa pré-copa do Brasil, em mata-matas como são disputados nos dias de hoje.

Esses 16 times seriam distribuídos em 4 grupos de 4 times cada, onde se enfrentariam em turno único (3 partidas), classificando os 2 primeiros colocados de cada grupo. Os 8 times classificados formariam as quartas de finais onde o 1° do Grupo “A” enfrentaria o 2° do Grupo “B”, e assim por diante. Sempre em jogos únicos até a Final. 
Das “quartas” até a Final, todos os jogos que terminassem empatados teriam 30 minutos de prorrogação e persistindo o empate, cobranças de pênaltis.

A Fase final dessa “Nova COPA do Brasil” seria disputada, a cada ano, numa região específica do país.

Exemplo:

Copa do Brasil 2015
Sedes: Cuiabá, Manaus, Brasília, Belém.
Final em Brasília

Copa do Brasil 2016
Sedes: Fortaleza, Recife, Natal, Maceió
Final em Fortaleza

Copa do Brasil 2017
Sedes: Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro
Final no Rio de Janeiro

Copa do Brasil 2018
Sedes: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis
Final em São Paulo

O mês de Julho poderá ser utilizado pelos clubes que não estão disputando a fase final da Copa do Brasil, para uma pré temporada ou para disputar amistosos e torneios fora do Brasil, coisa que traria dinheiro e visibilidade.

Os: em anos de Copa do Mundo, a fase final da Copa do Brasil deverá ser disputada antes do Mundial, pois, evitaria qualquer tipo de comparação.


Primeiro Semestre

O primeiro semestre seria para os Regionais (Sul-Minas, Rio-São Paulo, Copa do Nordeste e Copa Verde). Os 4 times campeões de cada campeonato regional estariam classificados para a Copa Sulamericana do mesmo ano.
Os times que estariam disputando os regionais entrariam somente nas fases finais de seus estaduais.


A Libertadores seria disputada de Fevereiro a Junho. 

As "Séries B" e "Séries C" seriam disputadas de Agosto a Dezembro, com 18 times cada, em pontos corridos. 4 sobem e 4 caem. 

A "Série D" também seria disputada no 2° semestre, com os melhores times dos estaduais do mesmo ano que não estão em nenhuma das 3 divisões acima, e com os 4 times que caíram da "C" para "D" no ano anterior. Separados em grupos regionalizados para diminuir custos, até sobrarem 8 times que se enfrentariam em quartas, semis e finais, onde os 4 semifinalistas estariam classificados para a série "C" do ano seguinte.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário