sábado, 6 de dezembro de 2014

O Gol Fantasma






O ano era 1960 e o futebol Paranaense começava a se consolidar pelo interior do estado.
As Rádios, principal fonte de informação e entretenimento na época, estavam cada vez mais populares e importantes para suas regiões e cidades. E a junção do "monopólio da informação" e uma grande Final de Campeonato de Futebol resultaram em uma história, digamos que....absurdamente engraçada e inacreditável.

Em 1957 o Campeonato Paranaense de Futebol começou a ser disputado da seguinte forma: 24 times eram divididos em 2 grupos de 12 times, a Zona Sul com times de Curitiba, Litoral e da Região de Ponta Grossa e a Zona Norte com os times das cidades da Região Norte e Oeste do Estado. Esses times disputavam esses “Campeonatos Regionais” e então os Campeões de cada grupo disputavam a Grande Final.

O Campeão da “Zona Sul” de 1959 foi o Coritiba e disputaria a final com o Campeão da “Zona Norte”, e é sobre essa  Final do Campeonato Parananese “Zona Norte” de 59 que irei discorrer.

Para os times do interior, tornar-se Campeão da Zona Norte era o máximo que poderia ser conquistado, pois dificilmente teriam forças para enfrentar os fortes times da Capital. Grandes rivalidades nasceram no interior com os Campeonatos das décadas de 50 e 60 e uma delas era entre os Finalistas de 1959. Londrina e Mandaguari se enfrentariam em 2 jogos (o primeiro em Londrina e o segundo em Mandaguari) para ver qual seria o melhor time do Interior de 1959.
A decisão do Campeonato de 1959 só aconteceu no início de 1960. O primeiro jogo em Londrina terminou empatado e então a decisão foi para Mandaguari, com o Londrina precisando vencer fora de casa para se tornar campeão.
Em 1960 havia somente duas rádios em Londrina, a Rádio Paiquerê (que tinha a maior audiência) e a Rádio Londrina e somente uma delas poderia transmitir a Final do Estádio em Mandaguari, pois havia somente uma linha de transmissão ligando a duas cidades.
Foi então que fizeram um sorteio, e a Rádio que ficou com o direito da transmissão foi a Rádio Londrina.
A Rádio Paiquerê não queria ficar de fora dessa transmissão, então, decidiram que seu narrador, Willy Gonser, “dublaria” a transmissão da Rádio Londrina e narraria o jogo dos estúdios em Londrina como se estivesse no estádio em Mandaguari.

Chega então o dia da grande final. O Londrina abre o placar e consegue segurar o time de Mandaguari durante todo o primeiro tempo.
Em Londrina, a cidade dividida entre a transmissão “dublada” (sem ninguém imaginar) da Rádio Paiquerê e da transmissão “in loco” da Rádio Londrina.
Começa o segundo tempo e o Mandaguari continua pressionando o Londrina, que bravamente mantem o 1 a 0 que lhe dava o título.
Em Londrina uma tempestade se forma.
A pressão do Mandaguari surte efeito, e aos 45 minutos do segundo tempo o juiz marca um pênalti para o time da casa. Felix Lascaño, craque e artilheiro do Mandaguari pega a bola e a coloca na marca da cal...

Cai a luz na Rádio Londrina, e todos que estavam ouvindo a rádio ficam sem sinal.....inclusive Willy Gonser na Rádio Paiquerê.
Todos, na cidade, que estavam ouvindo a Rádio Londrina, passam então a ouvir a Rádio Paiquerê, porém, Willy Gonser não tinha a mínima ideia do que estava acontecendo em Mandaguari.
Willy Gonser, após enrolar alguns minutos (esperando o retorno do sinal da rádio Londrina), “narra” uma discussão fictícia entre jogadores do Londrina e o juiz e então, sem muito o que fazer, decide narrar o Gol de Felix Lascaño para o Mandaguari.  

A cidade inteira triste pelo título perdido nos últimos minutos foi dormir cedo.

No meio da madrugada, fogos e gritaria pelas ruas de Londrina. Era o ônibus do time do Londrina e alguns torcedores que foram para Mandaguari comemorando ......o título?!
Felix Lascaño errou a cobrança do pênalti, e o Londrina se sagrava campeão da “Zona Norte”. Os torcedores do Londrina só acreditaram que o título era real quando viram o troféu.


Após o “acontecido”, o narrador Willy Gonser se mudou para Belo Horizonte onde se tornou em um dos maiores Radialistas de Minas Gerais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário