domingo, 12 de maio de 2013

Atlético Mineiro x Corinthians ... O Futebol merece que esse encontro aconteça!



Os dois melhores times brasileiros do momento precisam se enfrentar em um mata-mata e isso pode acontecer na semifinal da Libertadores desse ano. O Futebol e todos os brasileiros que gostam do esporte (antes do clubismo) merecem ver esse encontro se realizar.
Os torcedores do Galo e os Corinthianos estão vivendo um momento especial, pois estão vendo seus times se tornarem os mais temidos nos gramados da América Latina e que por um detalhe de tabela e cruzamentos não poderão realizar a final principal competição de clubes Sulamericanos, porém há uma grande probabilidade se enfrentarem na semifinal e sou capaz de cravar que isso realmente acontecerá, pois não vejo Velez, Boca Juniors, Palmeiras e Tijuana capazes de eliminarem tanto um quanto outro.

Este Atlético Mineiro 2012/2013 está sendo considerado por grande parte da imprensa esportiva de Minas e do Brasil como um dos maiores (ou até o maior) time de toda sua história, e eu concordo. O time todo é bastante equilibrado, seu banco de reservas é de grande qualidade e o Técnico Cuca está com o time nas mãos. O time titular (Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva, Richarlysson, Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Diego Tardelli e Jô) manteve a base vice campeã do Brasileirão de 2012 e ainda contratou Josué, Gilberto Silva e Alecssandro, isso sem contar os outros reservas do time. O Galo joga numa intensidade absurda tanto no ataque que tem uma movimentação desenfreada, mas não desorganizada, de Bernard, Tardeli e R. Gaúcho e que tem, a todo o momento, as subidas do bom lateral direito Marcos Rocha, enquanto Richarlysson não sobe tanto, porém, Pierre e Leandro Donizete parecem que nunca cansam e sobem para o ataque e voltam para cobrir laterais e zagueiros, com a maior naturalidade. É assombroso o que esses dois volantes estão jogando. Sem esquecer Jô, para eu que não conseguia enxergar grandes qualidades nesse centroavante que está perfeito como o “pivô” do ataque do Galo e fazendo gols decisivos.

 Já o Corinthians 2012/2013 que ganhou os principais títulos nos últimos tempos é o time mais “cascudo” do Brasil. Não será fácil ver esse time perder um jogo com mais de 1 gol de diferença. Esse Timão é forte em tudo que há de mais importante no futebol atual, pois é técnico, é concentrado, tem foco, tem equilíbrio e tem jogadores e uma comissão técnica com mentalidade vencedora. O time titular (Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Romarinho, Emerson Sheik e Guerrero) é tão ou mais forte quanto o time que ganhou o Mundial de 2012 e seu técnico Tite (para mim o melhor do Brasil) ainda tem jogadores como Edenilson, Douglas, Renato Augusto e Chicão como opções no banco. Mas a principal “opção” no banco Corinthiano é o ótimo atacante Alexandre Pato que não demorará muito e será titular no lugar de bom jogador Romarinho.  O Corinthians joga num esquema que mistura o Ferrolho Suiço (uma defesa quase intrasponível) e com um pouco daquilo que o Barcelona faz que é tentar manter a posse de bola a todo custo. O Corinthians não dá chutão, desde o goleiro Cássio até os zagueiros e volantes. Impossível encontrar em qualquer outro time brasileiro uma dupla de volantes tão entrosada e jogando um futebol tão moderno e eficaz quanto Ralf e Paulinho. Contando com um jogador como o Danilo que nasceu para decidir grandes jogos e tem grande técnica e com um ataque que conta com Emerson Sheik e Guerrero, dois atacantes que jogam muito e quem vieram com um bônus, são “iluminados” e adoram um jogo importante de mata-mata.

Imaginar os dois jogos, o primeiro num Pacaembu lotado e o segundo no estádio Independência abarrotado, seria sensacional......tomara  que os “Deuses do Futebol” permitam que esse confronto aconteça.


 Marcio Alexander Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário