sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bem Vindo Brasileirão 2013


Neste próximo sábado (25/05) dará início o Campeonato Brasileiro 2013 que contará com Grêmio, Internacional, Criciúma, Atlético Paranaense, Coritiba, São Paulo, Santos, Corinthians, Portuguesa, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia, Vitória, Náutico e Goiás.

Mantendo o formato de pontos corridos onde os 20 times se enfrentam em turno e returno (38 rodadas) e que terá seu final somente no início de Dezembro, o Brasileirão 2013 promete ser mais equilibrado que as edições anteriores.

O atual campeão Fluminense se mantém como um dos favoritos ao título desse ano, pois manteve a base do ano passado e tem um grupo de jogadores que são “especializados” em campeonatos longos, Fred, Deco, Thiago Neves e Diego Cavalieri são os pilares desse grupo.

Esse grupo de favoritos ao título conta também com Atlético Mineiro e Corinthians.

O primeiro é o time do momento e conta com o quarteto Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Jô e Diego Tardelli, que no momento é o ataque mais rápido e entrosado do futebol brasileiro, mas que também conta com os ótimos volantes Pierre e Leandro Donizete. O Galo vem forte nesse Brasileirão.

 Já o Corinthians é o time com mais “cara de pontos corridos” entre todos os 20. O atual campeão da Libertadores tem um grande grupo e o melhor técnico do Brasil. O time titular é o mais equilibrado do Brasil e querendo ou não, Alexandre Pato será titular desse time e se o Timão conseguir segurar os volantes Paulinho e Ralf e contando com os meias Danilo e Renato Augusto e os atacantes Emerson Sheik e Guerrero, será o time a ser batido nessa edição.

Considero realmente esses três times os favoritos ao título, porém, o futebol nos apresenta surpresas e times que, são no momento, apenas bons ou competitivos, podem se tornar favoritos ou com uma ou duas contratações e com um técnico certo podem almejar mais do que “somente” uma vaga para a Libertadores 2014. Nesse grupo intermediário eu coloco o Grêmio, Internacional, Cruzeiro, São Paulo e Botafogo.

A dupla Gre-Nal está forte e ainda se reforçando; jogadores como Elano, Dalessandro, Forlan, Zé Roberto, Dida, Juan, Kleber, Cris, André Santos e os técnicos Luxemburgo e Dunga trazem muita experiência e força para os dois times.

O Cruzeiro desse ano está “mais mineiro” do que nunca e praticamente ninguém ouviu e viu muita coisa sobre o time Celeste de BH. A Raposa contratou jogadores que foram campeões onde passaram como Dagoberto, Borges, Diego Souza e Dedé. O Cruzeiro montou um belo time.

O São Paulo manteve a base do time campeão da Copa Sulamericana do ano passado e contratou alguns jogadores que se destacaram no Paulistão desse ano, mas a espinha dorsal do time são os jogadores R. Ceni, Lúcio, Jadson, PH Ganso, Osvaldo e Luis Fabiano (se continuar).

O Botafogo é um “semi-favorito”, pois é o único time que não sofreu mudanças em relação ao grupo de 2012, manteve o técnico Oswaldo de Oliveira e contando com os jogadores Jefferson, Bolivar, Renato, Marcelo Mattos e o craque Seedorf, o Botafogo pode surpreender principalmente pelo seu conjunto.

Sou capaz de afirmar que o campeão de 2013 será um dos 8 times citados até agora.

O Santos, que não sabe se vende o Neymar agora ou somente após a Copa de 2014, e que está completamente sem foco, tem bons jogadores em seu elenco e um técnico acostumado a ganhar campeonatos de pontos corridos,  é uma completa incógnita.

Coritiba, Flamengo e Ponte Preta são times que não sofrerão com o risco do rebaixamento, porém, no momento, vejo pouca força neles para um algo a mais.

Posso cravar que entre os 8 times restantes, Vasco, Atlético Paranaense, Criciúma, Bahia, Vitória, Náutico, Goiás e Portuguesa, estarão os 4 rebaixados.

 
Que comece logo esse Brasileirão e que mesmo sendo longo e num formato que já não mais me agrada, é o melhor campeonato de todos.

 
Marcio Alexander Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário