segunda-feira, 1 de julho de 2013

BRASIL, Campeão da Pré-Copa do Mundo 2013

      Imagem: r7.com

A Seleção Brasileira não somente se tornou Tetracampeã da Copa das Confederações como também nos deu mostras do que pode acontecer na Copa do Mundo de 2014 e a vitória sobre a Espanha na final foi o ápice dessa “pré Copa do Mundo” que o Brasil disputou.

 Para ganhar uma Copa do Mundo, uma seleção precisa jogar pelo menos 7 partidas (3 na fase de grupos), oitavas, quartas, semi e a final. Foi o que a Seleção fez nos últimos 30 dias e contra seleções importantes. Vou tomar como exemplo a Espanha campeã do Mundo de 2010 e que fez os seguintes jogos, em ordem: Espanha 0 x 1 Suíça, Espanha 2 x 0 Honduras, Espanha 2 x 1 Chile, Espanha 1 x 0 Portugal, Espanha 1 x 0 Paraguai, Espanha 1 x 0 Alemanha , Espanha 1 x 0 Holanda. Foram 5 vitórias em tempo normal, 1 vitória na prorrogação (Final contra a Holanda) e a derrota contra a Suíça na primeira partida.
 A Copa das Confederações está longe de ser comparada a uma Copa do Mundo, em competitividade, qualidade técnica e importância, porém, se analisarmos todas as partidas disputadas pela Seleção desde o amistoso contra a Inglaterra na reabertura do Maracanã até a final contra os espanhóis, teremos jogos que poderiam facilmente ter feito parte de uma campanha de título mundial.
Tomarei a liberdade de imaginar um “grupo da morte” em uma Copa do Mundo fictícia com Brasil, Inglaterra, França e Japão (e assim manter a sequência dos 7 jogos disputados pelo Brasil nesse mês).
Brasil 2 x 2 Inglaterra, Brasil 3 x 0 França, Brasil 3 x 0 Japão.
Agora, imaginamos uma Oitavas de Final contra a seleção que nos tirou o Ouro em Londres: Brasil 2 x 0 México
A quarta de final contra um dos nossos maiores rivais: Brasil 4 x 2 Itália
A semifinal contra um rival histórico e atual campeão da Copa América: Brasil 2 x 1 Uruguai
E a final contra a atual bicampeã europeia e campeã mundial: Brasil 3 x 0 Espanha

Esses jogos foram reais, mas, infelizmente para nós Brasileiros, não faziam parte de uma Copa do Mundo e é exatamente isso que Felipão deve deixar claro para seus jogadores.
A Seleção mostrou que tem sim capacidade técnica, união e vontade para ganhar a próxima Copa, basta a CBF manter esse elo, que se formou entre torcida e time, com amistosos regulares nos estádios onde serão disputados os jogos do Mundial e contra seleções de grande nível técnico (eu tentaria amistosos contra Alemanha, Argentina, Holanda e Colômbia). Esses amistosos além de manter o clima de Lua de Mel com a torcida manteria a Seleção jogando em nível “Hard” por mais tempo.


A Seleção Brasileira jogou como há muito tempo não jogava e me fez crer que o Hexa não será algo impossível de se conquistar no ano que vêm e que na verdade, o grupo de favoritos para o título em 2014 que já tinha a Fúria Espanhola e a Máquina Alemã, agora tem a companhia da Seleção CANARINHO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário