sábado, 2 de março de 2013

Crítica: Indomável Sonhadora


A história de famílias pobres que insistem em não sair de sua terra, uma ilha que aos poucos está sumindo por causa de uma forte tempestade, é o cenário do filme “Indomável Sonhadora”, primeiro longa metragem do jovem diretor Benh Zeitlin.
Os acontecimentos são narrados e vividos pela pequena Hushpuppy (Quvenzhané Wallis), uma menina de 6 anos que vive com seu pai, o Sr Wink interpretado pelo ator Dwight Henry.
Os dois moram sozinhos, pois, a mãe da jovem Hushpuppy abandonou marido e filha e a menina sonha em reencontra-la, e isso move grande parte das ações da garotinha.
Seu pai não está sozinho e um grupo de amigos com cerca de 30 pessoas insistem em não deixar a “Banheira”, como é chamada a ilha em questão.
Demorei um pouco pra conseguir ambientar o local da “Banheira” e o momento em que a história se passa, pois há poucas referências sobre isso. O filme tem uma linguagem quase fantasiosa, pois estamos acompanhando a versão dos acontecimentos de uma menina de 6 anos, mas conseguimos entender que essa ilha fictícia está localizada na Lousiana, próximo a Nova Orleans e se passa durante a tragédia do Furacão Katrina em 2004.




O diretor Benh Zeitlin utilizou apenas atores da região da Louisiana para fazer esse filme independente, o que mostra o quão competente é este diretor que não precisou de nenhum grande estúdio para finaliza-lo.
“Indomável Sonhadora” teve 4 indicações ao Oscar 2013, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz, e essa última indicação foi histórica pois pela primeira vez uma menina de 6 anos foi indicada. A pequena Quvenzhané Wallis é um assombro e não me lembro de ter visto uma atriz, ou ator, tão jovem fazer o que ela faz nesse filme!

Mesmo apresentando um roteiro e uma montagem que fica oscilando entre a mais cruel realidade até a mais bela fantasia, o filme não se perde e mantém um ótimo nível.
“Indomável Sonhadora” é um daqueles filmes que dificilmente sairá de sua cabeça.


Nota 9,75
Marcio Alexander Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário