segunda-feira, 11 de março de 2013

Quando a Sétima e a Nona arte se encontram....

Em 1912 o crítico de cinema e teórico italiano Ricciotto Canudo estabeleceu o “Manifesto das Sete Artes (publicado somente em 1923)” numerando todas as formas de arte existentes até aquele período. Daquele “manifesto” em diante o Cinema ficou com a alcunha de SÉTIMA ARTE. Alguns anos mais tarde outras formas de arte foram expostas e apresentadas, e uma delas era a “Banda Desenhada” ou mais popularmente conhecida como História em Quadrinho, que desde então é conhecida pela expressão NONA ARTE.
Duas formas distintas de contar uma história, uma com imagens em movimento, sons, música, etc; e a outra com desenhos e diálogos, de certa forma a NONA ARTE é uma junção da TERCEIRA ARTE (Pintura) com a SEXTA ARTE (Literatura).
O Cinema que sempre se alimentou de todas as outras artes, agora solidifica um novo gênero de filme a partir dos Quadrinhos. Temos dramas, comédias, aventuras, filmes de ação, western, musicais, romances, etc... e temos também filmes de HQ (História em Quadrinho).
Se começarmos a listar todos os filmes, bons e ruins, que foram realizados baseados em uma HQ certamente a maioria das pessoas que não estão familiarizadas com o tema “quadrinhos” iria se espantar. Mesmo assim listarei alguns: Superman, Batman, Smurfs, Howard – O Super Pato, 300 de Esparta, Kick Ass, O Máscara, O Fantasma, Constantine, Motoqueiro Fantasma, Conan O Bárbaro, Quarteto Fantástico, O Justiceiro, V de Vingança, Sin City, Blade – O Caçador de Vampiros, X-Men, Homem Aranha, Spawn, Dredd, Hellboy, Watchmen, Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor, O Procurado, Demolidor – O Homem sem Medo, Elektra, Van Helsing, Lanterna Verde, Os Vingadores... e tem muito mais.
Para muitos, Hollywood está sofrendo de uma grave crise criativa e então está sugando esse novo gênero até o seu limite, para outros (me incluo..rs) o Cinema, Americano, está finalmente acabando com o pré-conceito de que filmes baseados em quadrinhos são de baixa qualidade artística e que além de gerar boas histórias dão um grande retorno financeiro para os estúdios.
Como qualquer gênero de filmes, os baseados em HQs também tiveram seus maus exemplos e as bombas Lanterna Verde, Homem Aranha 3, Elektra e Wolverine Origens estão aí para eu não mentir. Porém, filmes como Homem Aranha II (Sam Raimi), Batman  - O Cavaleiro das Trevas (Nolan), Os Vingadores (Joss Whedon) e X-Men Primeira Classe(Matthew Vaughn),  sucessos de crítica e público em todo mundo, provam que realmente é possível fazer ótimos filmes com essa temática.
Um gênero que está mais forte a cada ano, que chama a atenção de grandes atores, diretores premiados e dos maiores estúdios e produtores já é uma realidade e Hollywood já entendeu o recado.

 
Marcio Alexander Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário