quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Luis Felipe Scolari e a Volta Dos que Não Foram....Convocados por Mano.


Nesta última terça-feira (22/01/13), o Técnico da Seleção Brasileira, Felipão, convocou 20 jogadores para o amistoso contra a Inglaterra que será disputado no próximo dia 06 de Fevereiro em Londres. 
Atacantes: Fred (Fluminense), Luis Fabiano (São Paulo), Neymar (Santos) e Hulk (Zenit)
Meio-campistas: Arouca (Santos), Ramires (Chelsea), Paulinho (Corinthians), Hernanes (Lázio), Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Lucas (Paris Saint-Germain) e Oscar (Chelsea)
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Leandro Castan (Roma) e Miranda (Atlético de Madrid)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Adriano (Barcelona) e Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Goleiros: Julio Cesar (Queens Park Rangers), Diego Alves (Valência)

Tivemos surpresas como a convocação do zagueiro Dante e do lateral esquerdo Filipe Luis, mas também tivemos os retornos de Ronaldinho Gaúcho e Julio Cesar.
Felipão surpreendeu realmente na escolha de seus "volantes", pois os quatro jogadores convocados para essa posição (Paulinho, Arouca, Hernanes e Ramires) não são tem como principal característica a marcação forte e a tal "pegada". Felipão mostra que com a convocação de 4 volantes com com qualidade de passe e chegada na área, quer uma seleção que privilegie a posse de bola e que tenha uma saida de bola que alie qualidade e velocidade.

Fred e Luis Fabiano, atacantes de referência na área convocados por Felipão, são jogadores com mais de 30 anos e que já disputaram pelo menos uma Copa. São jogadores com qualidade de finalização, com ótima presença de área, fortes no jogo áreo e que sabem fazer bem o pivô. Num primeiro momento, Fred sai na frente na disputa para jogar ao lado de Neymar.

O lateral esquerdo Marcelo (Real Madrid) e zagueiro Thiago Silva (PSG) que não foram convocados por estarem contudidos, certamente estarão presentes na próxima.
Dos jogadores que vinham sendo convocados por Mano e que não foram por Felipão, senti falta do zagueiro Dedé (Vasco) e Kaká (Real Madrid).

Imagino que Felipão escalará a Seleção num 4-3-1-2, com o Ronaldinho Gaúcho sendo o "1"e com Neymar e Fred no ataque, a escalação será mais ou menos assim:

                                                Julio Cesar
          
                            David Luiz                         Miranda

  Daniel Alves                                                                          Adriano
                                          
                                               Paulinho
                         Ramires                                Hernanes

                                              
                                             R. Gaúcho
                                                                                      
                                                                   Neymar
                                    Fred
                             

Felipão terá menos de 1 ano e meio para montar uma seleção forte o bastante para, pelo menos, bater de frente com as principais seleções do mundo (Espanha, Argentina, Alemanha) e não terá uma base como a que teve quando conquistou a Copa de 2002, Ronaldo, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos, Lúcio, Marcos e o então ainda garoto Ronaldinho Gaúcho formavam uma base forte, experiente e de muita qualidade.

Neymar, Thiago Silva e Marcelo são possivelmente as únicas certezas para 2014, e Felipão sabe que não há mais tempo a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário