quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Crítica: As Aventuras de Pi



Um belo filme! "As Aventuras de Pi" pode ser definido com esse termo... "um belo filme".
Baseado no livro "Life of Pi" de 2001 do escritor Yann Martel e dirigido por Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain, O Tigre e o Dragão, Hulk) é um filme que conta a história do indiano Pi ( Piscine Molitor) que em uma entrevista a um escritor, começa a contar sua incrível história.
A família de Pi mora na cidade de Pondicherry na Índia e são donos de um zoológico, porém, seus pais decidem vender tudo e se mudarem para o Canadá. Essa viagem é feita por um grande navio cargueiro (que também está transportando parte dos animais do zoológico), mas no começo da viagem, em pleno oceano Pacífico e em meio a uma grande tempestade, o navio afunda. Pi consegue se salvar do naufrágio, mas não está sozinho, com ele no barco salva-vidas se encontram uma orangotango, uma hiena, uma zebra e um tigre de bengalas de nome Richard Parker.
Suraj Sharma, ator indiano que interpreta o jovem Pi, com muita competência consegue transmitir toda a complexidade do personagem, principalmente no que diz respeito a sua relação com sua espiritualidade e "suas religiões". Pi fica a deriva em um barco, com poucos mantimentos, enfrenta tempestades e tudo isso com um tigre a bordo!!! Sua relação com Richard Parker, que vai do medo ao companheirismo é linda.
Um animal selvagem, irracional e faminto, e um jovem rapaz com sua fé e suas "várias religiões", os dois tentando de todas as formas se manterem vivos. É uma história de esperança, é uma aventura pela vida.
 Com uma história fantasiosa e ao mesmo tempo fantástica, Ang Lee usa toda a sua capacidade criativa para contar essa aventura, mas também teve a ajuda de uma grande equipe técnica, pois o filme teve nada mais que 11 indicações para o Oscar 2013, incluindo Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Fotografia (simplesmente perfeita!), Efeitos Visuais (O tigre Richard Parker é de um realismo absurdo!!), Direção de Arte, Edição e Diretor.

 "As Aventuras de Pi" é um belo filme e é belo em todo seu significado e em todas as suas entrelinhas.

Nota 9,75


Marcio Alexander Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário