quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Campeonatos Estaduais......Quem se beneficia!?




Lembro como se fosse ontem do primeiro jogo da Final do Campeonato Paulista de Futebol de 1991, disputado entre São Paulo e Corinthians. Eu tinha 11 anos (estou com 32), e aquele jogo ficou marcado não só pelo show de Raí que fez os 3 gols da vitória do Tricolor por 3 a 0, mas também por ter visto um campeonato  muito disputado, interessante para as torcidas e tecnicamente bom. Os 2 jogos da final tiveram públicos de 102.821 e 106.142 pessoas, um Morumbi lotado e divido ao meio entre torcedores do Tricolor e do Timão. Mas esse exemplo pode ser substituído pela final histórica entre Palmeiras e Corinthians (quando o Viola imitou o porco pela primeira vez), ou quando o Corinthians ganhou do Palmeiras com um gol do Marcelinho Carioca numa cobrança de falta perfeita, passando pela final do Carioca entre Flu e Fla quando o Renato Gaúcho fez o gol de barriga, ou então pelos títulos seguidos do Paraná Clube na década de 90, etc...

Hoje não tenho mais esse interesse todo pelo Campeonato Paulista, mas posso estender também essa falta de interesse aos outros Estaduais (Paranaense, Gaúcho, Mineiro, Carioca, etc..), mas o que aconteceu com os Estaduais? Qual o motivo dessa falta de interesse dos torcedores, imprensa e também dos próprios clubes? Sim, dos clubes também, pois a grande maioria dos times da Primeira Divisão está ignorando (essa é a palavra!) os Estaduais. Vamos aos exemplos: No Paraná, o Coritiba demorou algumas rodadas para por o time titular em campo e ainda está revezando, e já o Atlético Paranaense foi mais radical, disputará o primeiro turno inteiro com seu time Sub-23 enquanto que seu time principal excursiona pela Europa Oriental. No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional estão revezando seus jogos entre titulares e reservas, aliás, o Tricolor Gaúcho poupa seus jogadores principalmente por causa da Libertadores, competição essa realmente importante que faz com que o Fluminense deixe a Taça Guanabara de lado. Os Paulistas não são exceção à regra, Corinthians e São Paulo também estão efetuando um rodízio de jogares, somente o Palmeiras (que não tem muitas opções!) e o Santos, que não jogará a Libertadores, estão dando certa importância ao Paulistão.

O Campeonato Mineiro é o estadual “menos pior”, pois começou dias após aos outros Estaduais e é mais enxuto, mas mesmo assim, tem suas falhas.

A pergunta inicial é “quem se beneficia?”, e a única resposta que eu posso imaginar é que somente os presidentes das confederações se dão bem. Os clubes pequenos acham que estão fazendo a coisa certa, porém estão dando um tiro no pé. Com Estaduais não sendo interessantes comercialmente e nem tecnicamente para os grandes, com tabelas e jogos em horários absurdos, o pequeno só tende a sumir,não há público em estádios, a bilheteria é pequena e os jogos não dão audiência na TV, fazendo com que o dinheiro dos parceiros e patrocinadores fiquem bem abaixo do que poderia ser.  Os presidentes de Confederações Estaduais inflam seus campeonatos e dessa forma garantem seus votos nas reeleições, é um circulo vicioso.

A luz para salvar os estaduais foi acesa no Nordeste, com a volta da ótima Copa do Nordeste, que está sendo disputada entre os melhores times dos estados de Sergipe (02 vagas), Alagoas (02 vagas), Ceará (02 vagas), Bahia (03 vagas), Paraíba (02 vagas), Rio Grande do Norte (02 vagas) e Pernambuco (03 vagas), são 16 vagas referente aos melhores colocados dos Estaduais de 2012. A forma é inteligente, pois esses times que estão disputando o “Nordestão” só entrarão em seus respectivos estaduais nas fases finais e assim valorizam não só os próprios Estaduais como aumentam as chances dos pequenos de disputarem uma competição forte (e no caso da Copa do Nordeste, a partir de 2014 ela dará uma vaga para a Copa Sulamericana!).

Com maior apelo entre as torcidas e alimentado a rivalidade regional, o “Nordestão” tem tudo pra dar certo, e tomara que esse campeonato faça com que o retorno da Copa Sul-Minas e do Rio-São Paulo não demore tanto....desta forma, salvando todos os Estaduais.

Marcio Alexander Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário