domingo, 3 de fevereiro de 2013

Classic Movies – O Show de Truman: O Show da Vida



Gostar, ou não gostar, de Reality Show?
Parece uma pergunta simples e até certo ponto vazia, mas o fato é que as pessoas (uma grande parte) realmente gostam de acompanhar e de participar da vida dos outros, e se esses “outros” são famosos, artistas, ou participantes de um dos programas de maior audiência da TV (Brasileira ou não) a intromissão e “espiada“ nos acontecimentos na vida dessas pessoas passa a ser quase que obrigatória.
“O Show de Truman: O Show da Vida”, filme de 1998 dirigido por Peter Weir (Mestre dos Mares, Sociedade dos Poetas Mortos) e estrelado por Jim Carrey e Ed Harris é um filme que recomendo a todos que gostam de Reality Shows.
Na história, Truman, personagem vivido por Jim Carrey, é a principal estrela de um programa de televisão, o de maior audiência no mundo, que leva seu próprio nome, porém, Truman é o único que não sabe que a sua vida, desde o seu nascimento é uma grande mentira. Todos os seus movimentos, suas amizades, amores, conversas, o primeiro passo, a primeira namorada, as vitórias e derrotas, tudo é um grande Reality Show. Na história, Truman vive no maior estúdio da Terra, com milhares de câmeras e microfones espalhados e escondidos na pequena e fictícia cidade de Seahaven, nessa cidade, todas as pessoas são atores, do padeiro, passando pelo melhor amigo de infância, até a sua esposa. 
Toda essa gigante engrenagem é comandada pelo diretor do programa, Christof (interpretado pelo ótimo Ed Harris) que faz de tudo para que Truman não desconfie que sua vida é uma grande mentira. Vários artifícios externos são tomados, pela produção do programa, para que Truman não pense em deixar a cidade e praticamente convencendo-o que Seahaven é o melhor lugar do mundo e que não há motivos para deixa-la.
Tecnicamente perfeito, o Show de Truman é uma aula de montagem e edição, com figurinos coloridos e artificiais, mostrando toda a “mentira” por trás daquelas pessoas, um cenário totalmente crível, trilhas sonoras e efeitos visuais coesos e um dos melhores roteiros da década de 90, interpretações magistrais e uma grande direção. 

 "It could happen to you!" - "Pode acontecer com você!", poster colado na parede de uma ficticia agência de turismo de Seahaven.

“Truman” é uma aula de cinema e uma aula de como você vê a tua e a vida dos outros.

Nota 10

Marcio Alexander Luciano

Um comentário:

  1. Realmente é muito bom o filme. Isso é só pra imaginar até que ponto os produtores são capazes de fazer, com um ser humano, em troca de fama e dinheiro.

    ResponderExcluir