quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Libertadores do Brasil




“Os times uruguaios são catimbeiros”, “ah, tem a altitude na Bolívia”, “chilenos e colombianos sempre dão trabalho”, “equatorianos e mexicanos estão em ascensão”, “os paraguaios são tradicionais” e “os argentinos....são argentinos”, porém, a Copa Libertadores 2013 é muito mais do “Brasil” do que da “América”, pois se levarmos em conta os últimos 10 torneios disputados (de 2003 até 2012) tivemos 5 títulos brasileiros, 3 argentinos, 1 colombiano e 1 equatoriano; sendo que o Brasil somente esteve fora da final em 2004 quando o Once Caldas venceu o Boca Jrs. Times brasileiros foram campeões nas 3 últimas edições do torneiro (Internacional em 2010, Santos em 2011 e Corinthians em 2012) e só não tivemos mais finais disputadas entre dois times brasileiros pois a Conmebol mudou o regulamento fazendo com que ficasse um pouco mais difícil de se repetir o que aconteceu em 2005 (Atlético Paranaense e São Paulo) e 2006 (Internacional e São Paulo) quando times do mesmo país disputaram a final, fato até então inédito na Libertadores. Hoje, para que times do mesmo país possam efetuar a final, é necessário que pelo menos 3 cheguem nas semifinais, porém, o regulamento força esses times a se encontrarem durante o mata-mata.
A Conmebol desta forma tenta manter certo equilíbrio que já não existe mais dentro dos campos, pois se parar para pensar, os melhores jogadores argentinos, uruguaios, peruanos, etc..., estão jogando no Brasil ou na Europa.
Não tiro o valor de um Peñarol, Velez, ou Boca Jrs, são times fortes e que normalmente em casa conseguem com o apoio de uma torcida fanática arrancar ótimos resultados e eliminar times tecnicamente mais fortes, porém, o abismo que separa os Brasileiros e os outros é gigante.
Corinthians, Fluminense, Grêmio, Atlético MG e São Paulo largam desde já como favoritos ao título, temos o atual campeão da competição que manteve a base e se reforçou muito bem, temos o atual campeão brasileiro que também manteve a base, temos o time de Vanderlei Luxemburgo que além de manter a ótima base terceira colocada do Brasileirão 2012 fez contratações ótimas, temos o vice-campeão brasileiro que volta a competição depois de muito tempo e que também se reforçou e manteve Ronaldinho Gaúcho em seu elenco, e temos o atual campeão da Copa Sulamericana, e temos também o Palmeiras que é o atual campeão da Copa do Brasil e .....bem.....quer dizer....ééé....manteve...(não! isso não!!!)...contrataram..(também não!!) ....trocou o Barcos por...(putz!!!) .... pelo menos a torcida é apaixonada e campeã e......(m&rd@!!! ..é ...não deu!).
Este ano o Brasil tem tudo para ganhar novamente a Libertadores e brincadeiras a parte, não descarto o Verdão do Palestra Itália do torneio, pois seu grupo não é tão difícil e sua diretoria tem todas as chances de montar um time competitivo antes das oitavas de final.  

A Libertadores do Brasil pegará fogo!!!

Marcio Alexander Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário