quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Crítica: Hooligans




O torcedor fanático de futebol (como qualquer fanático, político ou religioso) é capaz de cometer as maiores loucuras ou atrocidades por um “amor” completamente desequilibrado e irracional. E um filme que mostra um pouco desse fanatismo no futebol é “Hooligans” da Diretora Lexi Alexander (O Justiceiro – Zona de Guerra). Lançado em 2005, “Hooligans” conta a história de Matt Buckner interpretado por Elijah Wood (O Frodo de Senhor dos Anéis). Matt é um jovem estudante americano de Harvard, que por causa de um desentendimento é expulso de sua Universidade e então parte para Londres, buscando abrigo na casa de sua irmã. Em Londres, Matt conhece Pete, irmão de seu cunhado Steve, que o leva a um estádio para assistir um jogo de futebol e assim nasce um fanático e apaixonado torcedor do West Ham United, um dos quatro principais e mais populares times de Londres. A partir daí, Matt se envolve com a violenta e perigosa vida dos Hoolingans.
Com um roteiro coeso e utilizando de forma precisa as imagens de jogos reais do West Ham o filme se mantém firme e honesto até ao seu clímax. Com uma atuação correta de Elijah Wood e uma boa direção “Hooligans” é o filme que, até hoje, melhor retratou esses “torcedores”.
É um filme que precisa ser visto por todos que gostam de futebol e que de certa forma me ajudou a entender como o limite entre a paixão por um clube e o pior do fanatismo é tênue. Tragédias envolvendo esse tipo de “torcedores” na Europa fizeram com que times e confederações sofressem punições severas, como a ocorrida em 1985 quando 38 pessoas morreram durante o confronto entre “torcedores” de Liverpool (Inglaterra) e Juventus (Itália) antes da final da Liga dos Campeões na cidade de Bruxelas na Bélgica. Após essa tragédia, a UEFA (Federação Europeia de Futebol) proibiu TODOS os times ingleses de disputar qualquer competição internacional por 5 anos. Os ingleses entenderam e assimilaram tanto a terrível tragédia quanto a punição sofrida pela UEFA, e hoje são responsáveis por um dos melhores e mais organizados campeonatos nacionais do mundo. Sem Hooligans e com torcedores de verdade.
Nota 9,00
Marcio Alexander Luciano

Um comentário:

  1. Fala MArcio! BAcana o Blog. Dei risada com as suas indicações ao Oscar que não foram indicados! rsrss..

    Abraçao! Bortoleto

    ResponderExcluir